terça-feira, 5 de junho de 2012

 O Significado de “Espécie”

Existe uma confusão quanto ao significado da palavra “gênero” traduzida como espécie. Esta palavraaparece vezes em Gênesis. As classificações atuais não correspondem ao significado da palavra “gênero.”
Os cientistas usam as palavras Filo, Gênero e Espécie, mas nenhuma delas corresponde à palavra “MIYN” (em hebraico)O Dr. Frank Marsh, um biólogo, tem devotado considerável tempo pesquisando o assunto e compartilha de suas descobertas em seus livros “Evolução, Criação e Ciência;”“Estudos Sobre Criacionismo;”“A vida, O Homem e o Tempo” e, também, “Variação e Fixidez na Natureza.” Sobre este ultimo assunto, John Mackay da Austrália tem uma fita de áudio interessante.
È da opinião de Marsh que os nossos métodos de classificar plantas, animais, insetos, humanos, etc. é baseado principalmente em conceitos evolutivos. O grande classificador original, Carlos Lineu, era um criacionista. Suas classificações vêm sendo alteradas para servirem de base à evolução, diz Marsh.
No que diz respeito às espécies, cada um tem uma opinião diferente. Um criacionista pode deixar um evolucionista confuso ao pedir por uma definição das espécies. Por outro lado, devido a ser difícil explicar cientificamente o que é espécie, os evolucionistas podem deixar os criacionistas confusos ao pedirem uma explicação em termos científicos modernos sobre a que a palavra “gênero” traduzida como espécie se refere. 
Em seu livro “A Evolução e a Fé Cristã” o Dr. Bolton Davidheiser se refere a rachadores e ajuntadores. Os rachadores classificam como espécies aquilo que não são enquanto que os ajuntadores juntam varias espécies no que eles chamam de espécies politípicas. Marsh diz que a palavra bíblica “gênero”combina melhor com essa ultima definição.

Baramin
Marshfaz referência à palavra Baramin que significa “espécie criada.” Se aceitarmos a posição de que os processos de criação diferem dos processos de preservação, o que observamos na ciência hoje não é idêntico ao que aconteceu durante a semana de criação. Devido à ciência moderna depender totalmente do processo de preservação, não há como definirmos a palavra “espécie” de Gênesis que está associada ao processo de criação. Além do mais, se acreditamos que quando Deus criou todas as coisas, ele dotou todas as criaturas de uma capacidade para o desenvolvimento, compreendemos que se torna difícil, para uma ciência que se limita a observar o que esta acontecendo agora, definir a palavra “espécie” em Gênesis. Deus colocou em suas criaturas a capacidade de se adaptarem; assim, podemos dizer que “não há nada de novo debaixo do sol.”

Classificação
John Mackay diz que os cientistas classificam os seres vivos pela estrutura, aparência, diferenças, similaridades e pelos genes. Ele diz que a palavra “espécie” em Gênesis se refere a uma classificação feita tendo em vista o propósito pelo qual os seres vivos foram criados.

Adaptação Ao Meio Ambiente
Seria bom enfatizar a importância do emprego da palavra”semente” em Gênesis 1:11-12.Esta é a porção hereditária das plantas, que a possibilita passar adiante, informações para que as próximas gerações possuam as mesmas características. Animais, Peixes, pássaros e humanos também compartilham dessa qualidade única. Esta é uma explicação muito diferente da fornecida pelos evolucionistas de que a variedade de espécies na natureza é devida ao meio ambiente. Eles dizem que as mudanças ocorrem devido à mutações e à seleção natural. Isto faz com que uma espécie se desenvolva em outra, dizem eles. São observadas tanto variações entre as espécies como adaptações à natureza, mas jamais se observou que o meio ambiente possa produzir algo por si mesmo. 
Seguindo o conceito criacionista de que os processos de criação diferem dos processos de preservação, é sugerido que Deus, dotou cada criatura, na ocasião de sua criação, da capacidade de adaptação ao meio ambiente. 

Teoria das Tabuinhas
Já nos referimos anteriormente ao método crítico-histórico no qual é sugerido que os primeiro cinco livros da Bíblia foram escritos a partir de quatro fontes diferentes e que eles foram finalmente compilados por seu ultimo revisor, cerca de 900 anos AC. O Próprio Senhor Jesus declarou que Moisés foi o autor dos cinco primeiros livros da Bíblia, 1.500 anos antes de seu nascimento. O método crítico-histórico é amplamente ensinado e aceito e considerável tempo é dedicado a ele na maioria dos seminários. Esta é uma tentativa de aplicar a evolução aos textos e Moisés ao invés de aceitar que são divinamente inspirados. Aqueles que assim acreditam, afirmam que qualquer afirmação cientifica que esses livros contenham esta ultrapassada e especialmente os primeiros 11 capítulos do livro de Gênesis. Ao invés de aceitar o conceito da Trindade, eles afirmam que o plural em Gênesis 1:26 (façamos) é devido à influência dos vizinhos pagãos dos hebreusque adoravam vários deuses. Consideram os primeiros 11 capítulos do livro de Gênesis como poéticos e afirmam que eles não são nem factuais nem científicos. Esta é uma maneira conveniente de harmonizar as Escrituras com a teoria pagã da evolução.
Existem duas maneiras de contestar a interpretação crítico-histórica em relação ao Pentateuco. Uma, é apontar demonstrar cientificamente seus erros e provar que a Bíblia é factual. Outra, é apresentar uma posição igualmente erudita, também dependente de fontes, que assegure que esses capítulos foram divinamente inspirados e que Moisés é o seu autor final. Esta é a teoria das tabuinhas.

"Toledoth" ou “Geração”
Em meados os anos 30, P.J. Wiseman estava engajado em uma exploração arqueológica na Babilônia (atual Iraque). Ele descobriu muitas tabuinhas de argila seladas com a palavra “Toledoth”, seguida da impressão de um selo real. Visto que poucas pessoas sabiam escrever na época da confecção das tabuinhas, elas as assinaram com selos ou anéis. È por isso que faraó deu a José o seu anel real (Gen. 41:42). Wiseman preparou a seguinte lista na qual a palavra “toledoth” (geração) aparece em Gênesis:
2:4 "Estas são as gerações dos céus e da terra.”
5:1 "Este é o livro das gerações de Adão.”
6:9 "Estas são as gerações de Noé.”
10:1 "Estas são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé.”
11:10 "Estas são as gerações de Sem.”
11:27 "Estas são as gerações de Terá.”
25:12 "These are the generations of Ishmael." 
25:19 "Esrtas são as gerações de Isaque.”
36:1 "Estas são as gerações de Esaú.”

Wiseman ficou extasiado ao encontrar similaridades entre as genealogias de genesis e as contidas nas tabuinhas encontradas na Babilônia. Quase tudo o que era mencionado em determinada tabuinha parecia ter acontecido durante o tempo de vida de seu autor. A primeira genealogia (dos céus e da terra) foi escrita pelo próprio Deus. A segunda genealogia, por Adão, de acordo com esta teoria. Incluído nesta tabuinha, esta um registro do filho de Sete e, figurando as tabuinhas das idades de Gênesis 5. Podemos inferir que esta tabuinha foi escrita 320 anos após a criação.Na tabuinha de Noé Gênesis (5:1-6:9) encontramos uma lista dos patriarcas pré-diluvianos, escritas para preservar seus nomes e idades por alguém que tinha tido um conhecimento pessoal a respeito deles. (Embora Adão tivesse morrido antes de Noé ter nascido). Os filhos de Noé escreveram suas tabuinhas a partir de um conhecimento em primeira mão (Gênesis 6:9-10:1). Sem tinha conhecimento pessoal dos eventos ocorridos em Gênesis 10:1 a 11:10, tendo vivido por 500 anos após o Dilúvio.

A Genealogia de Terah
Algumas dificuldades são encontradas ao sugerirmos que os autor da tabuinha em Gênesis (11:10 –11:27) foi escrita por Terah..Primeiro porque Terah é taxado como uma pessoa iníqua. Em Josué 24:2, fica claro que ele era em idólatra. E porque a tabuinha de um idólatra seria usada como fonte para Moisés? Também, alguns dos patriarcas mencionados nessa genealogia morreram muito antes de Terah. De acordo com a datas de nascimento fornecidas nessa genealogia, Terah nasceu 221 anos após o Dilúvio e, se ele morreu aos 225 anos ele morreu 426 anos após o Dilúvio. Mas Sem, que é mencionado nessa genealogia, viveu 500 anos após o Dilúvio, muito depois da morte de Terah. Arfaxade morreu 440 anos após o Dilúvio, também após a morte de Terah. Também Sala teria morrido 470 anos após o Dilúvio e Éber 531 anos após o Dilúvio. Nem é lógico presumir que Terah escreveu essa genealogia no ano anterior à sua morte.
Uma solução seria que Moisés teria usado essas fontes para seu relato inspirado por Deus. Como autor desses livros, ele teria tido o privilégio de adaptar esses materiais ao seu relato. Por exemplo, em Gênesis 14 onde aparece uma lista dos reis da Babilônia, que se uniram para destruir Sodoma e Gomorra e que lista as cidades destruídas, encontramos os nomes de algumas dessas cidades entre parênteses. Bela aprece como (Zoar) Gen. 11:11.“ E Sem viveu, após ter gerado a Arfaxade, 500 anos, e teve filhos e filhas.” Porque os anos de Sem não foram totalizados? Talvez Moisés não tenha feito mais mudanças do que o necessário, considerando a genealogia como um escrito inspirado. Todos os patriarcas haviam morrido na época de Moisés e ele foi capaz de relatar a idade que tinham quando morreram.

Genealogias de Ismael e Isaque
A próxima genealogia (11:19 – 25:12) é conhecida como a genealogia de Ismael. De acordo com Gálatas 4:22, Ismael representa a Lei, ou a carne, enquanto Isaque representa a promessa e envio do Espírito. Desse modo, Ismael parece ser uma infeliz escolha para se escrever sobre ávida de Abraão. Entretanto, Isaque é representado nas Escrituras como tendo um caráter um tanto fraco, embora ele seja representado em Gálatas 4 como o representante da salvação pela graça. Ele viveu até 180 anos e ele pode ter sido fraco ou ineficiente durante os últimos anos de sua vida. Ismael é representado como uma pessoamais forte. É possível, como Wiseman sugere, que os meio-irmãos fossem os responsáveis pelo registro escrito da vida de Abraão. Parece que esses registros foram feitos na ocasião da morte de Abraão pra assegurar que as genealogias seriam passadas adiante.Ao invés de escrever sobre si mesmo, Isaque sugeriu que Ismael escrevesse sobre ele e então, em uma breve genealogia (Gênesis 25:12-19), Isaque atualizou as genealogias por ocasião da morte de Abraão. Nós não vemos nenhum problema em Ismael ter escrito uma genealogia inspirada, mesmo nos tempos antes de Moisés.

Esaú e Jacó
As próximas genealogias são ainda mais estranhas. A parte principal da vida de Jacó, de acordo com a teoria das tabuinhas, foi escrita por Esaú. Em Hebreus, Esaú é tido como fornicador e em Romanos 9:13, como aborrecido por Deus. Como poderia tal pessoa ter escrito parte das Escrituras inspiradas (Gen. 25:19-36:1)? Á Esaú também é atribuída a autoria de outra Tabuinha; Gên. 36:1 a 36:9. De acordo com essa teoria, Jacó escreveu a seção de Gen. 36:9 à 37:2 na qual ele lista a genealogia de Esaú. Novamente parece que os irmãos escreveram as tabuinhas por ocasião da morte de seu pai. E novamente, a preocupação foi a de listar as genealogias. Seria natural esperar que um irmão escrevesse sobre o outro ao invés de sobre si mesmos. Eles haviam se reconciliado após o retorno de Jacó de Harã. Nenhum dos escritores da Bíblia era perfeito. Foi a direção e operação miraculosa do Espírito Santo que fez com que não cometessem erros.
Genealogias em Rute
Outro problema surge ao se afirmar que a palavra para “gerações”se encontra no fim de uma tabuinha enquanto que em Rute 4:18 a palavra encontra-se no começo de uma lista. O livro de Rute talvez tenha sido escrito por Samuel, pelo menos 500 anos mais tarde. O costume pode ter mudado com o passar dos anos.

Prova de Autenticidade
Wiseman fornece o que ele considera como provas de que essas tabuinhas são autênticas e que elas foram utilizadas por Moisés ao compilar os livros Bíblicos. Os Babilônios juntaram frases paraunir as tabuinhas numa seqüência. Algo semelhante aos números de páginas de nossos tempos. Geralmente, o que estava escrito no fim de uma tabuinha repetia-se na próxima. Esse padrão foi encontrado em todas as tabuinhas.
Wiseman também salienta que existem muitas palavras babilônias no primeiro capítulo de Gênesis e muitas palavras egípcias nos últimos 14 capítulos.Ele também menciona que Moisés mudou o nome de algumas cidades, indicando que as tabuinhas existiam antes dele escrever o Pentateuco. A narrativa revela certa familiaridade com as circunstâncias e detalhes concernentes aos eventos ocorridos indicando queforam escritas por pessoas preocupadas em registrar a ocorrência desses eventos.
Em Gênesis 10:19, lemos que os Cananeus eram de Sidom: “E foi o termo dos Cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza,; indo para Sodoma e Gomorra...” indicando que essa cidades (Sodoma e Gomorra) ainda existiam no tempo de Abraão. Sem deve ter escrito essa tabuinha antes de sua destruição,antes dos tempos de Moisés. Expressões geográficas primitivas eram conhecidas apenas no tempo de Abraão e mais tarde eles tinham nomes bem conhecidos tais como “Terra do Sul” (Gen. 20:1 e Gen. 24:62) e “Terra do Leste” (Gen. 35:6). Novamente, isso indica uma fonte antiga.
A conclusão lógica é a de que essas tabuinhas foram inspiradas por Deus e que elas constituíam as Escrituras Sagradas antes do tempo de Moisés. As pessoas dessa época também necessitavam da palavra escrita.Moisés efetuou algumas mudanças, pois ele era o responsável por sua transmissão à futuras gerações. Elenão fez mais alterações do que o necessário. Ele também repetiu os antigos nomes quando ele adicionava nomes novos. As gerações de Sem são encontradas tanto em Gen. 10:22-29 como em Gen. 11:10-18. A corupção da terra e as declarações a respeito de sua destruição são encontradas tanto em Gen. 6:5-8 como em Gen. 6:9-13. Estas não constituem repetições desnecessárias, mas ele deixou duas tabuinhas separadas intactas.

Antídoto Eficiente
Wiseman dedica grande parte de seu livro ao Método Crítico-histórico.Necessitamos não apenas demonstra suas fraquezas, mas fornecer um antídoto eficiente. E isso nós encontramos na teoria das tabuinhas, uma postura erudita que fornece as fontes e que concorda com a inerrância bíblica.

A Imagem de Deus
Richard Hanson, autor do livro “A Serpente Era Mais Esperta,” afirma que a expressão “ à imagem de Deus” (Gênesis 1:26) refere-se à Deus dando ao homem domínio sobre a terra em Gen. 1:28. Outros afirmam que imagem de deus refere-se à postura ereta do homem. Outros, ainda, afirmam que isso é uma referência à alma do homem. Nós providenciamos aqui, duas passagens do Novo Testamento que explica isso (Efésios 4:24 e Colossenses 3:10). A primeira passagem indica que o homem foi formado conforme a justiça e santidade de Deus e a segunda que o homem é semelhante à Deus em conhecimento. Isso indica que a imagem de Deus consistia em santidade e conhecimento intuitivo.
O aspecto mais importante dessa imagem era a santidade do homem. Quando ele comeu do fruto proibido, ele perdeu essa imagem e a morte entrou no mundo (Rom 5:12) Na apenas a humanidade tem que morrer como tambémtoda a natureza está sujeita a degeneração, morte e decadência, como aprendemos em Salmos 102:2. Embora Deus não possa se satisfazer com nada menos do que a perfeição, ele não destruiu de imediato o universo decaído. Ele esperou até que pudesseimplementar seu plano para restaurar a perfeição original, um plano que envolvia enviar seu próprio filho ao mundo para morrer e ressuscitar como pagamento pela pena do pecado. Em cristo, a imagem de Deus é restaurada, pela fé, neste mundo e no mundo por vir.

Conhecimento Intuitivo e Fala
Um outro aspecto da imagem de Deus era o conhecimento perfeito. Em I Cor. 13:12 lemos que agora conhecemos em parte mas chegará o tempo em que conheceremos, como também somos conhecidos. Adão deu nome à todos os animais no dia em que foram criados (Gen 2:20). Ele não aprendeu a falar gradualmente, no início emitindo sons guturais como um animal como os evolucionistas afirmam. Isso era parte do conhecimento perfeito que ele possuía antes de pecar. Ele não perdeu a capacidade de falar ou o conhecimento que possuía, totalmente. Mas ele passou a não ter mais a capacidade de conhecimento e fala que ele possuía antes de pecar.

Efeitos do Pecado Sobre a Natureza
Por ter sido criado à imagem de Deus, o homem era a coroa da criação. Podemos, sem reservas, afirmar que Deus criou a melhor e mais valiosa das criaturas por último. Isso significa que toda a natureza foi criada para o benefício do homem e que era seu dever exercer domínio sobre ela. Acontece que , mais tarde, quando o homem pecou, seu pecado afetou toda a natureza. Imediatamente, espinhos e cardos infestaram o solo (Gen. 3:18). Adão trabalhou no suor de seu rosto. A partir de Rom. 8:20, aprendemos que a criação (natureza) ficou sujeita à vaidade devido à maldade do homem.
Em Eclesiastes 1:2 e 12:8 lemos que tudo é vaidade porque o coração do homem é irremediavelmente mau. Devido ao pecado, tudo se desgasta como a roupa que usamos (Salmo 102:26). Até mesmo os corpos celestes são impuros (Jó 15:15 e 25:5).
Uma matéria do Periódico Bible-science sugere que devido a haver crateras na lua, o pecado maculou até o espaço. Há mais destruição e colapso no espaço do que possamos sequer imaginar na terra. Um médico da Nova Guiné, ao ler essa matéria, ficou chocado. Mas devemos reconhecer os efeitos do pecado no mundo natural.Existem duas leis na natureza –a lei da ordem e finalidade e alei da maldição da morte e destruição.
  Em II Cor. 5:7 aprendemos que vivemos por fé e não por vista. Se soubéssemos exatamente como era a vida animal antes da queda do homem e se soubéssemos como era a natureza antes da lei da entropia passar a operar, nós já estaríamos, certamente, vivendo no paraíso. Neste mundo nós vivemos pelas fé. De acordo com a definição moderna de ciência, ela é limitada ao que vemos, ela não pode descrever a perfeição do mundo físico antes do pecado ter entrado no mundo.

Gênes e Salvação
O Dr. Arthur Custance, escrevendo em “O Nascimento Virginal e a Encarnação,” (pág. 203), sugere uma razão pela qual Deus formou Eva da costela de Adãoao invés de tê-la formado separadamente. Através desse processo, Eva foi dotada dos mesmos genes de Adão e, conseqüentemente, toda a raça humana, deriva de uma única cadeia genética. Em termos modernos isso seria semelhante a uma “clonagem. Talvez Deus tenha feito algo semelhante quando ele formou Eva a partir da costela de Adão.
Custance salienta que devido a Eva ter sido formada a partir da costela de Adão, ela possuía os mesmos genes que ele. Isso significa que todasas pessoas no mundo, passado presente e futuro, descendem dos mesmos genes. Isso também significa quequando Jesus nasceu, ele também possuía genes da mesma fonte. Assim, ele foi capaz de ser nosso substituto, não apenas em espírito, mas também em carne.
Algumas pessoas acreditam que o perdão de Jesus é apenasespiritual e não se aplica ao nosso corpo. Eles estão interpretando mal os primeiros dois capítulos de I Coríntios e Romanos 6:8. Não é verdade que tudo o que diz respeito ao corpo é pecaminoso, porque o corpo foi feito para glorificar a Deus.

Educação Sexual
Phoebe Courtney, a editora chefe conservadora da revista “Independent American” e autora do livro “Cuidado com o Treinamento de Sensibilidade”,e “A Controvérsia da Educação Sexual”, diz estar preocupado com a educação sexual nas escolas.O treinamento de Sensibilidade, diz ela, é psicologia de massa. Essencialmente a idéia é boa, porque os problemas emocionais de algumas pessoas podem ser tratados mais eficientemente através de terapias de grupo do que individualmente. Mas do modo como o treinamento de sensibilidade é conduzido, é feito um esforço para livrar as pessoas de problemas sexuais ao se falar sobre eles. E els falam tanto desse assunto que acabam por destruir o código moral divino no que diz respeito ao sexo e ao casamento. Quando a confiança no código moral divino é abalada, essas pessoas estão prontas para serem doutrinadas no evolucionismo, socialismo e comunismo.

O Sexo é uma Benção
Enquanto viviam no jardim do Éden, Adão e Eva não tinham vergonha de sua nudez. Imediatamente, após pecar, eles procuraram cobrir seus corpos e Deus fez roupas de peles para eles. O sexo não é pecado, mas o pecado o corrompeu. 
De acordo com Mateus 2:30 não haverá casamentos no céu. Entretanto, pecados relacionados ao sexo são punidos nesta vida em grau muito maior do que alguns outros pecados.Davi tomou a mulher de outro homem e planejou sua morte. Ele se arrependeu, mas ele sofreu com problemas familiares pelo resto de sus vida, particularmente com seu filho Absalão. O ato que no casamento resulta em bênçãos, quando cometido fora do casamento leva a problemas e a doenças debilitantes. 
O apóstolo Paulo escreveu que é vergonhoso falar sobre essas coisas que são feitas em segredo (Efésios 5:12). Quando feito da maneira correta, o sexo é uma benção, mas o perigo da educação sexual nas escolas é que, geralmente, a autoridade dos padrões divinos sobre oque é certo ou errado é negada. Porque os pais falharem em dar uma educação sexual adequada aos seus filhos,não significa que as escolas devam faze-lo. A questão é que os pais não estão ensinando o que os educadores desejam ensinar. Em muitos casos, o objetivo é destruir os padrões judaico-cristãos, de certo e errado.

Promessa antes da Maldição
Algumas pessoas se afastam de Deus porque elas não conseguem entender como um Deus bom pode permitir o mal no mundo. Há muito tempo atrás, Martinho Lutero, em seu comentário sobre o livro de Gênesis, disse que há uma razão pela qual Deus primeiro deu à Adão e Eva a promessa de um salvador, antes de amaldiçoa-los.Note que Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente. Juntamente com As punição à serpente, Deus prometeu um salvador que pisaria a cabeça da serpente. Apenas após essa promessa da palavra de Deus, esta Semente da mulher, Deus proferiu sua maldição sobre Adão e Eva como castigo por seus pecados. Se Adão e Eva tivessem recebido a maldição primeiro, eles poderiam ter entrado em desespero e ter cometido suicídio imediatamente. É difícil entender a necessidade do mal neste mundo, mas sem o evangelho, seria impossível entender. Através do evangelho ficamos sabendo que enquanto Deus permite o mal neste mundo, sabemos que Deus quer o nosso bem e que ele fez a coisa mais grandiosa de todas, providenciando uma solução. Essa solução pode não corresponder à nosso orgulho humano, mas o problema é que nosso orgulho é em si pecaminoso.

A Partir da Bíblia
Essencialmente, essa promessa antes da maldição,essa superioridade do amor de Deus em Cristo, deve partir da Bíblia. A natureza pode revelar a gloria de Deus como diz o salmo 19:1, mas ela não revela o evangelho.Ele deve vir da Bíblia. A natureza, com sua gloria, em ultima análise, pode levar-nos apenas ao pessimismo. Tudo se desgasta e se corrompe. Nós precisamos de mais esperança do que a que encontramos na natureza ou através de seu estudo pela ciência. Tendo essa promessa, nós não deveríamos separa-la da natureza, mas usa-la em nossas vidas cotidianas e em todos os nossos estudos sobre a natureza e outras ciências.

A Origem das Raças
O Dr. Henry Morris em seu livro “A Bíblia tem a resposta,” afirma que os evolucionistas são racistas. Devido ao fato de eles acreditarem ter evoluído a partir de formas de vida inferiores, eles acreditam que algumas pessoas são mais evoluídas que outras e que, portanto, superiores. Qualquer conceito de uma pessoa ser superior à outra leva ao racismo. Entre os evolucionistas que eram racistas encontram-se Darwin, Karl Marx, Nietzsche, Sir Arthur Keith, Adolf Hitler e Cecil Rhodes.Mas também é verdade que alguns cristãos (e criacionistas) são racistas e eles tentam encontrar apoio bíblico para seu racismo. Isso inclui uma interpretação deturpada da maldição proferida sobre Canaã que alguns relacionam com a maldição proferida contra Canaã em Gênesis 9:25. Afirmam que Cão foi amaldiçoado e que, portanto, toda a raça negra foi amaldiçoada também. Canaã, o quarto filho e cão, foi aquele que foi amaldiçoado e essa maldição se cumpriu quando os Cananeus se tornaram escravos dos Judeus. Até que eu saiba, os cananeus foram totalmente exterminados. Eles continuaram em sua imoralidade sexual sendo considerados através da história como a nação mais promíscua que já existiu, pois eles combinavam religião com imoralidade sexual, onde as sacerdotisas viviam em adultério e fornicação em meio aos bosques que circundavam seus lugares sagrados. Embora a filosofia da evolução tenda ao racismo, muitas pessoas racistas têm sido aquelas que aceitam a inerrância das escrituras.Baseado nisso é compreensível que a pergunta mais freqüente dirigida àqueles quepalestram sobre ciência bíblica seja: “Como se originaram as raças?”A explicação evolucionista de que o meio ambiente produziu as raças não passa no teste.
Uma resposta é encontrada no Salmo 104:24 onde lemos sobre a multiforme sabedoria de Deus. Deus estabeleceu “espécies” inflexíveis em Gênesis 1, mas ele também um Deus da variedade que criou o que nos parece ser um sem limite de variedades de espécies dentro de cada espécie. Isso também se aplica a raças de pessoas. Devido à nossa posição de que o processo de criação difere do processo de preservação, nós acreditamos que Deus, a criar Adão e Eva, dotou-os do potencial para produzir todas as raças. Assim como Deus dotou os animais e plantas com a capacidade de adaptação ao meio ambiente, também Ele dotou os humanos com essa mesma capacidade, incluindo a capacidade de produzir raças variadas. No incidente da torre de Babel, nós encontramos uma das razões pela qual existem várias raças e línguas. Talvez a diferença entre as línguas sejam mais importantes do que as diferenças entre as raças. A linguagem expressa o pensamento das pessoas e foi através de sua palavra que Deus criou o mundo e o preserva (Heb 1:2-3)

O Potencial da Célula Humana
Cada célula humana fertilizada contém 46 cromossomos, cada uma delas contendo 2000 genes, num total de 100.000 genes. Isto em si apresenta o potencial para a formação do código genético de todas as raças e indivíduos presentes no mundo hoje. Mas isso não é tudo. Agora, sabemos que também existe um código no corpo da célula viva, o citoplasma, e sequer nós entendemos isso. Sabemos que devemos considerar o código genético em três dimensões, na apenas em duas. Quanto mais aprendemos, mais entendemos como foi possível para Deus dotar a célula humana originalcom o potencial para a formação de todas as raças, bem como todas as demais características. Desde então, Deus vem se utilizando desse potencial. Desse modo, as raças surgiram a partir de um código genético original que Deus estabeleceu para a adaptação ao meio ambiente. Desse modo, uma raça não é nem superior nem inferior à outra. 

Dinossauros
Uma pergunta freqüentemente feita aos criacionistas é “quando e onde os dinossauros viveram?” Também; “Como Noé colocou dinossauros na Arca?” Se aceitarmos o modelo de coberta de vapor d’águapara o mundo pré-diluviano, e se aceitarmos que no mundo pré-diluviano as pessoas viviam ate cerca de 900 anos, a questão dos dinossauros é facilmente explicada. Os dinossauros são répteis e os répteis nunca param de crescer. Algumas tartarugas das ilhas Galápagos tem mais de 150 anos de idade e pesam cerca de 300 Kgporque elas vêm crescendo durante toda as suas vidas. Às vezes, a idade de um crocodilo pode ser determinada por seu tamanho, e sabe-se que já foram encontradas algumas cobras com mais de 20 metros de comprimento, porque elas continuam a crescer durante a vida toda. Algumas vezes os répteis vivem tanto quanto as pessoas. Se as pessoas do mundo pré-diluviano viviam cerca de 900 anos, então, os répteis também viviam por longos anos.Um réptil que continuasse a crescer por 900 anos seria enorme em tamanho. 
No Monumento Nacional do Dinossauro, próximo à fronteira dos estados de Utah e Colorado, foram encontrados mais fosseis de dinossauros do que em qualquer outra parte – quase 450.000 Kg deles. Esses fósseis se encontram na formação Morrison. Alguns geólogos criacionistas acreditam que as rochas paleozóicas são depósitos de sedimentos ocasionados pelo Dilúvio e que todas asoutras rochas acima delas são pós-diluvianas. A formação Morrison, de acordo com eles, é pós Diluviana. Desse modo, os dinossauros viveram tanto antes como após o Dilúvio.
Estudiosos da Bíblia salientam que em Gênesis 6-8, todaávida não preservada na arca pereceu. Nós lemos que tudo o que tinha fôlego de vida e que habitava a terra seca morreu. Entretanto nada é mencionado a respeito das criaturas marinhas. É muito provável que algumas criaturas marinhas tenham sobrevivido ao Dilúvio e que alguns dinossauros tenham sido capazes de flutuar durante este período. Répteis de sangue frio são capazes de sobreviver sem comida por um ano ou mais. Este modelo permite aos dinossauros serem a forma de vida dominante na terra imediatamente após o Dilúvio.

A Divisão da Terra
Um modelo proposto pelos estudiosos, é que Deus primeiro separou as pessoas na terra através de uma divisão de línguas, descrita em Gênesis 11:1-9. Deus pode ter reforçado essa separação através de uma divisão continentalno tempo de Pelegue (que significa “canal divisor de porções de terra”). Durante o tempo requerido para a vida animal sair da Arca e espalhar-se sobre a terra, os dinossauros podem ter se espalhado por toda a parte, e durante algum tempo, terem sido a forma de vida dominante sobre a terra. Isso demonstraria a providência divina e explicaria o conhecimento de Jó sobre os dinossauros.


Um comentário: